Quem é um Membro de C.A.
Apesar do nome “Cocaína Anónimos” poder soar ser para uma droga específica, nós desejamos assegurar-te que o nosso programa não o é. Muitos dos nossos membros usaram muita cocaína; outros usaram apenas um pouco, e alguns nem nunca experimentaram coca. Nós temos membros que beberam somente ocasionalmente, aqueles que casualmente se referiam a eles mesmos como bêbados, e outros que eram alcoólicos perdidos. Muitos de nós usaram uma vasta variedade de substâncias alteradoras de humor, chamando-nos janados, carochos, drogados ou simplesmente amigos da droga. Quer estivéssemos focados numa substância específica ou usássemos tudo o que puséssemos as mãos em cima, tínhamos uma coisa em comum: eventualmente todos nós chegámos a um ponto em que não conseguíamos parar.
De acordo com a Terceira Tradição de C.A., o único requisito para se ser membro é o desejo de parar de usar cocaína e todas as outras substâncias alteradoras de humor. O que quer que seja que tenhas usado, se te trouxe a esta reunião, estás provavelmente no sítio certo. Com o tempo, praticamente cada um de nós compreendeu que o nosso problema real não é a cocaína ou qualquer droga específica, é a doença da adição.
Pode ser tentador focar-mo-nos nas nossas diferenças em vez de nas nossas semelhanças, mas isto pode-nos cegar de potenciais fontes de suporte na nossa recuperação. Ao ouvirmos as histórias de outros membros, a pergunta mais importante que devemos fazer a nós próprios não é, “Poderia eu ter-me divertido com estas pessoas?” mas sim, “Estas pessoas têm a solução que pode ajudar-me a ficar sóbrio?” Nós encorajamos-te a ficar por aqui e ouvir com a mente aberta.
Com a sua Terceira Tradição e Primeiro Passo abrangentes, Cocaína Anónimos dá as boas-vindas a todos os que tenham um problema de droga ou álcool e oferece uma solução. Os Doze Passos de C.A. não são para uma droga específica, e Cocaína Anónimos não é uma Irmandade de uma droga específica, não nos interessa se bebias ou que tipo de drogas usavas; se tens o desejo de parar, és bem-vindo aqui!