Fazer Serviço
Para encontrarmos uma nova vida espiritual, recuperação implica mudar os aspectos negativos das nossas personalidades e transforma-los em positivos. Chegamos ao programa com egos inchados mas sem ou com pouco auto-estima. Pensávamos que éramos melhores que as outras pessoas, no entanto, muitas vezes sentíamo-nos menos pessoas que os outros ou desajustados. Éramos pessoas que tiravam dos outros e abusavam de amizades durante toda a nossa vida. Não tínhamos a ideia de fazer algo por alguém a troco de nada, tínhamos de ser recompensados. Pela graça de um Poder Superior encontrámos várias maneiras de desaprender esses comportamentos no programa. Uma maneira é fazendo serviço na irmandade de Cocaína Anónimos. Descobrimos que a melhor maneira de servir Deus é através de servir os nossos companheiros humanos e neste processo reencontramos a nossa humildade. O nosso comportamento egocêntrico foi gradualmente substituído por uma “atitude de serviço”. Aprendemos que o serviço é uma questão de gratidão e de aprender como contribuir para as nossas vidas e para as vidas dos outros.
Porquê Fazer Serviço?
- Para dar de volta o que nos foi dado gratuitamente
- Assumir compromissos é uma forma simbólica de fazer reparações
- Para encontrar outros adictos em recuperação
- Para aprender a fazer parte de uma equipe
- Para aprender humildade ao fazer algo altruísta por outra pessoa
- Para aprender novas competências e ensinar outros o que nós aprendemos
- Para aprender responsabilidade
Maneiras de Fazer Serviço
Oportunidades de fazer serviço nas reuniões e área:
Instalação de reunião – Chegar cedo para instalar as cadeiras, fazer café e receber recém-chegados
Linha Telefónica – Descobriste CA através da linha telefónica? Atendendo o telefone da linha de ajuda da tua área e estar na “linha da frente” para ajudar outros a encontrar CA e recuperação.
Tesoureiro – A nossa 7ª Tradição permite á irmandade manter independência financeira e ajudar quem está no cargo a lidar com a responsabilidade.
Secretário – Assegura que a reunião se mantém aberta para aqueles que precisam. É da responsabilidade do secretário, escolher a partilha principal, tópicos das reuniões, pagar a renda e assegurar o bom funcionamento da reunião. Podes considerar que estás a ajudar a irmandade abrindo uma reunião nova.
Comités na área e/ou Serviço Mundial.
Convenções – Ajuda no planeamento de grandes festas de sobriedade e a passar a mensagem de recuperação ao mesmo tempo.
Literatura – Se tens capacidades de escrita e ideias que podem alcançar outros que continuam a sofrer, expõe essas ideias no comité de Serviço Mundial
Finanças – Mete as tuas capacidades de contabilidade, negocio, ou gestão de dinheiro em bom uso nas questões financeiras de C.A.
Informação Publica – Alcança os outros que nunca ouviram falar de CA através dos médias.
Hospitais e Instituições – Ajuda a desenvolver novas formas de chegar às pessoas que precisam de ajuda mas que se encontram incapacitadas para o fazer.
Unidade – Melhora a comunicação entre diferentes elementos da irmandade
Estrutura e Estatutos – Elabora estatutos, directrizes, e estruturas pela qual CA possa operar
Conferência – Ajuda a organizar a Conferencia de Serviço Mundial cada ano, onde delegados de todo o mundo se encontram para orientar a actividade CA
Escritório de Conselhos de Administração de Área e Serviços Mundiais – Serve como Presidente, Vice- Presidente, Secretário, Tesoureiro, ou Director Principal. Conduz o dia-a-dia de operações de actividades de CA para assegurar que está lá para os recém-chegados da maneira que estava lá para ti.
Pergunta ao teu Secretário quem podes contactar para mais informações sobre como estar em serviço.
Sugestões:
- Partilha um compromisso, como na linha telefónica, se os teus horários não te permitirem, podes sempre disponibilizar o teu número aos recém-chegados.
- Encontra um sítio onde possas fazer serviço e dá 100%.
- Voluntaria-te numa reunião, quando estão cargos em aberto e pedem voluntários, ou melhor ainda, antes de pedirem.
- Encoraja as pessoas que apadrinhas-te a fazerem serviço e ajuda-os a cumprir com os compromissos.
- Pergunta ao teu padrinho qual o tipo de serviço no qual melhor poderás servir a irmandade.
- Adopta uma atitude de serviço sem recompensa.