Escolher o Teu Padrinho
Porquê o Apadrinhamento?
Por esta altura já deves ter ido a reuniões de Cocaína Anónimos e ouvido muitas conversas sobre o trabalho dos Doze Passos de Recuperação, encontrar um poder superior a nós mesmos e arranjar um padrinho. Mas, se fores como a maioria dos novos membros, não estás certo o que significam todos estes termos.
É por isso que é uma boa ideia ter um padrinho. Um padrinho pode dar uma atenção individual e responder às tuas questões sobre sobre o programa de recuperação de C.A. . Poderá ajudar-te a sentir mais confortável nas reuniões ao estares com alguém que se sabe o que fazer. Um padrinho pode apresentar-te a outros membros de C.A, ajudar-te a te envolveres no serviço a te encorajar a participar nos eventos da Irmandade, o que são partes vitais para um programa de recuperação com sucesso.
Podemos beneficiar de apoio individual à medida que aprendemos a viver em recuperação. Muitos de nós não teríamos conseguido mantermo-nos limpos e sóbrios se não fosse a relação especial com o nosso padrinho. A partilha de dificuldades com um padrinho torna o dia-a-dia menos solitário e mais fácil.
Uma Discussão sobre Apadrinhamento
Não existem regras específicas sobre apadrinhamento em C.A., mas oferecemos algumas sugestões que podes considerar.
A nossa experiência demonstrou que é melhor evitar a possibilidade de distracções físicas e/ou emocionais que podem levar o novo membro a descurar o objectivo de Cocaína Anónimos. Por essa razão, pode ser aconselhável escolher um padrinho do mesmo sexo se for heterossexual e um padrinho do sexo oposto se for homossexual ou lésbica.
Que padrinho é o melhor para ti? Só tu podes responder a essa questão. Tu e o teu padrinho podem ter muito em comum ou serem completamente diferentes. O apadrinhamento pode incluir uma quantidade substancial de tempo e energia. Para ter uma relação com sucesso, ambas as partes devem estar empenhados numa comunicação regular.
.. O padrinho deve proporcionar um ambiente de apoio e seguro. Deve ter cuidado para não partilhar as confidências do indivíduo apadrinhado. Isto irá ajudar a construir uma estrutura de confiança e encorajar a honestidade. Um padrinho deve saber o que está realmente a acontecer para poder ajudar.
Por vezes podemos sentirmo-nos desconfortáveis com as sugestões dos nossos padrinhos. Quando tal acontece, é importante lembrarmo-nos que o padrinho já percorreu este caminho e está a partilhar a sua experiência para nos ajudar em tempos difíceis.
É da tua responsabilidade ligar para o teu padrinho, por isso não hesites em pegar no telefone. Pode ser difícil no início pedir ajuda, mas contactar regularmente o teu padrinho é uma das formas como podes assumir a responsabilidade pela tua própria recuperação.
Lembra-te, padrinhos têm vida fora de C.A. Têm famílias, trabalhos e outras responsabilidades. Apesar de um padrinho/madrinha fazer tudo o que tiver ao seu alcance para te ajudar a manter a sobriedade, vão existir alturas em que um padrinho/madrinha estará verdadeiramente indisponível. Quando isso acontece deves consultar as listagens da próxima reunião da C.A. local ou até assistires a uma reunião de C.A. online. Também podes ler os passos e a literatura, contactar os escritórios locais de C.A. ou consultara tua lista de telefone.. Mantém uma lista de telefone activa de adictos em recuperação e acima de tudo TELEFONA. Lembra-te que o nosso programa é baseado na ajuda mútua. A ajuda está lá, pronta e com vontade de ser partilhada, mas tens de pedir por ela…
Trabalhar os Passos não é algo que seja feito do dia para a noite. Requer uma acção contínua e uma visão persistente sobre as coisas que nos bloquearam de um Poder Superior. A sobriedade depende de manter uma condição espiritual adequada, o que é feito através de uma trabalho contínuo dos Passos. É por isso que sugerimos um contacto recorrente com um padrinho, independentemente do tempo que
tens de sobriedade.
Encontrar um Padrinho
Algumas maneiras que temos de conhecer pessoas e descobrir um padrinho são:
- Ouvir e identificares-te com os sentimentos a serem partilhados nas reuniões;
- Reparar quando alguém esteve nessa posição e agora tem o tipo de vida sóbria que esperas ter;
- Pedir números de telefone a membros da Irmandade, e depois telefonar entre reuniões
- Partilhar nas reuniões que estamos à procura de um padrinho;
- Pedir a outros que nos recomendem alguém como nosso padrinho.
- Sair para beber um café com outros membros de C.A. depois das reuniões;
- Participar nos eventos ou actividades de C.A.;
Ao escolher um padrinho, lembra-te que não tem de ser uma relação para a vida inteira. Muitos de nós tiveram padrinhos diferentes em altura diferentes da nossa sobriedade. Outros tiveram o mesmo padrinho desde o início da sua sobriedade. O facto é que TU tens de tomar a iniciativa e pedir ajuda.
Nunca é tarde para encontrares um padrinho. Quer sejas um membro novo hesitante em “chatear” alguém ou um membro antigo a assistir às reuniões sozinho, o apadrinhamento está ao teu alcance, só tens de pedir.
A maioria dos membros de C.A. devem a sua sobriedade ao facto de alguém estar disposto a partilhar algo importante e especial. Encontrar um bom padrinho, partilhar honestamente e ouvir as suas experiências podem abrir o programa de uma forma nunca antes experienciada.
Nós em Cocaína Anónimos pedimos-te: NÃO DEIXES PARA DEPOIS. Queremos partilhar o que aprendemos com outros adictos porque a experiência ensinou-nos que mantemos o que estamos a oferecer. Podes estar a ajudar o teu padrinho tanto como o teu padrinho te está ajudar a ti.