…. E Todas as Outras Substâncias Alteradoras da Mente
PASSO UM: Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adição a cocaína e todas as outras substâncias alteradoras da mente – que as nossas vidas se tinham tornado ingovernáveis.
TRADIÇÃO TRÊS: O único requisito para ser membro de C.A. é o desejo de parar de usar cocaína e toda e qualquer substância alteradora da mente.
Muitas pessoas que chegaram a Cocaína Anónimos pensaram uma destas duas coisas: “Eu raramente (ou nunca) usei cocaína. Acho que não pertenço aqui.”, ou “O que é que a parte todas as substâncias alteradoras da mente quer dizer exactamente? Eu vim para Cocaína Anónimos porque a cocaína se tinha tornado um problema na minha vida.
Aqueles de nós que já são membros de C.A. á algum tempo já ouviram perguntas e declarações como estas; talvez até estas palavras tenham sido nossas mesmo. Com o tempo, virtualmente cada um de nós se apercebeu que o nosso verdadeiro problema não era a cocaína ou qualquer substância. A nossa doença é a adição.
Alguns de nós nem sequer usaram cocaína. Outros usaram uma vasta variedade de drogas, e outros ainda usaram cocaína acompanhada de álcool e/ou outras drogas que nos meteram em problemas e tornaram as nossas vidas miseráveis. Muitos de nós andaram na montanha russa das drogas; havia drogas para nos acalmar outras para nos acelerar outras para nos meter melancólicos.
Durante esses tempos em que tentámos reganhar algum controle, descobrimos que qualquer substituição ou nova combinação criavam o mesmo resultado. Era difícil de parar e fácil de começar. Experiencia atrás de experiencia revelou-nos que substituição não era cura. Se os nossos corpos não eram absolutamente livres de drogas e álcool, a obsessão de usar mais estava sempre latente na nossa mente.
Por exemplo, imagina que acabaste com uma droga e não consegues arranjar mais. O que irias usar como substituição? Álcool por heroína, metanfetamina por cocaína, drogas prescritas por qualquer coisa, vice-versa – a lista poderia seguir interminavelmente e na verdade não seria importante. O facto é que adictos como nós rapidamente se encontram num ponto em que não conseguem parar
de usar a substituta. Qualquer que seja a droga que usamos, o problema de não sermos capazes de parar reaparece, com regularidade maior que anteriormente.
A certo ponto percebemos que não conseguimos controlar ou usar qualquer substância alteradora da mente. O problema não é a droga de eleição, o problema é a doença da adição. Com a sua Terceira Tradição e Primeiro Passo abrangentes, Cocaína Anónimos dá as boas vindas a quaisquer pessoas com um problema de drogas ou álcool e oferece uma solução.
ÁLCOOL E MARIJUANA
Marijuana é uma droga potente e o álcool é uma substância alteradora da mente numa forma liquida. Muitas pessoas não se apercebem que estas não são diferentes de quaisquer outras drogas independentemente do seu potencial para nos meter em problemas. Um copo nunca é suficiente, assim como um bafo, um cheiro, caldo, comprimido, nunca são suficientes. Somos mestres na combinação e substituição de uma droga com a outra para apanhar uma pedrada.
Como se apanhar uma bebedeira ou pedrada fossem não intencionalmente o resultado de “só” uma bebida ou “só” uma cerveja? Já alguma vez experienciaste as consequências de mau juízo ou capacidade decisão como resultado directo de “só” um bocadinho de ganza’ Alguma vez uma de alguma coisa levou a duas ou três ou mais de alguma coisa mais dura ou forte?
Muitos de nós nunca pensaram no álcool e/ou marijuana como parte do problema, mas depois de honesta examinação e trabalhando os Passos, usualmente descobrimos que precisamos de reavaliar essa noção.
DROGAS PRESCRITAS
O uso destas drogas prescritas poderá será medicinalmente necessárias por vezes. Contudo, padrões antigos de pensamento, influenciados pela presença de uma substância alteradora da mente no nosso sistema pode nos convencer rapidamente que temos de a tomar mais frequentemente que o prescrito. Entregar a nossa essa medicação a alguém de confiança, uma honesta comunicação com o padrinho ou outro adicto em recuperação poderá ser uma ajuda a prevenir o abuso.
Os nossos corpos e mentes não distinguem as drogas usadas por razões legítimas e drogas usadas para prazer recreativo. É pratico acrescentar na lista o apoio de todos os nossos medicos e/ou profissionais de saúde mental para seguir no caminho da recuperação. Parar drasticamente o uso de tranquilizantes, antidepressivos ou outra droga prescrita pode ser perigoso e até mortal, e deve ser somente feito através da orientação de um médico informado.
DROGAS SOBRE O BALCÃO E COMUNS USADAS LEGALMENTE
As drogas que compramos ao balcão (assim como xaropes para a tosse ou aliviantes da dor que contêm álcool e/ou codeína, comprimidos dietéticos que atuam como estimulantes, e anti histamínicos que actuam depressivamente) podem ser um problema tão grande para nós como as drogas de rua. Sugerimos que te tornes num leitor de rótulos. Existem muitos produtos no mercado que podem ser perigosos para um adicto que tem o potencial de abusar de qualquer químico alterador da mente.
Adictos desinformados podem ser um risco para eles mesmos e para outros. Encorajamos-te a perguntar ao teu médio ou farmacêutico se tens qualquer questão sobre medicamentos. Sê honesto com o teu padrinho sobre as drogas que tomas ou que te estão prescritas.
Lembra-te, somos impotentes perante a cocaína e todas as substâncias alteradoras da mente. O Passo Um é um começo, mas certifica-te de continuar. Um despertar espiritual como resultado de todos OS 12 Passos é a solução para o problema da adição.
ENTÃO O QUE QUER DIZER “E TODAS AS SUBSTANCIAS ALTERADORAS DA MENTE”?
Quer dizer que a experiencia colectiva dos membros de Cocaína Anónimos, diz ou mostra que a adição é um problema que não se limita a uma substância. Quer dizer que os 12 Passos de C.A. não são para uma droga específica, e que Cocaína Anónimos não é uma irmandade de uma droga específica. Quer dizer que não nos importa se bebias ou que tipo de drogas usavas; se tens o desejo de parar de usar, és bem-vindo aqui!