Divertindo-se na Recuperação
“…Se os recém-chegados não conseguissem ver a alegria nem prazer na nossa vida, não a quereriam. Insistimos em absoluto em ter alegria de viver.”*
Uma das coisas mais surpreendentes que um recém-chegado poderá ouvir numa reunião de C.A. é o som de risos. Como é possível que as mesmas pessoas que provavelmente começaram a beber ou a usar drogas na busca de bons momentos estejam agora a passar por momentos ainda melhores sem substâncias alteradoras da mente? Inicialmente sem necessidade, e depois por um honesto desejo de ser aberto a novas experiências, permitimos aos que chegaram antes de nós de nos ensinar como nos divertir em recuperação. Aqui estão algumas sugestões que poderás desejar tentar:
A Reunião Depois da Reunião
Muitos grupos juntam-se para tomar café ou uma refeição depois da reunião acabar. Isto é uma óptima maneira para conhecer outros membros e partilhar umas gargalhadas ou de troca de apoio. Não existe necessidade de ser tímido para perguntar onde é que os companheiros vão; lembra-te, todos os outros tiveram a experiência de estar ali pela primeira vez também.
Actividades e Convenções de C.A.
Dança, acampamentos, picnics, refeições são somente algumas das actividades que poderão ser organizadas pela irmandade de C.A. local. Eventos da irmandade ajudam nos a aprender a disfrutar de actividades sóbrios numa atmosfera segura e com apoio, talvez pela primeira vez.
Convenções geralmente são numa escala maior, onde membros poderão vir de outras áreas ou até de outros países para participar. Convenções oferecem a oportunidade de participar em workshops e de ouvir partilhadores que talvez nunca tenhamos escutado antes, para que possamos experienciar a mensagem de C.A. de uma nova maneira.
Trabalho de Serviço
Como é que lago chamado trabalho pode ser divertido? Tudo depende de quem os teus colegas de trabalho são. Envolveres-te em serviço, quer no teu grupo base ou talvez no comité planeador de uma actividade de C.A., poderá levar a novas amizades com outros que estão seriamente cometidos com as suas recuperações. No processo, temos a oportunidade de aprender sobre a estrutura de serviço, as 12 Tradições, e tudo o que acontece atrás das cenas para manter C.A. forte.
Disposição e Mente Aberta
Poderemos ainda ocasionalmente encontrarmo-nos a perguntar “O que vou fazer agora que estou sóbrio?” Nesta altura podemos perguntar a um servidor de confiança, como o Secretário ou Literaturas do Grupo, ou procurar na internet em www.ca.org informação em C.A. sobre actividades e eventos. Podemos também perguntar ao nosso padrinho, amigos, ou companheiros de reuniões por sugestões ou coisas divertidas de se fazer.
Sempre que fazemos o esforço de ter mente aberta, tentar alguma coisa nova e acabar por nos divertirmos, juntamos alicerces á nossa recuperação. Enquanto crescemos espiritualmente, descobrimos que podemos participar em actividades que escolhemos renunciar quando ficamos sóbrios inicialmente. Logo, torna-se fácil divertir-nos em recuperação. Em vez de sentirmos que estamos a perder bons momentos, ficamos gratos pelas novas oportunidades que temos em celebrar estar felizes, contentes e livres.