Demasiado Jovem para Recuperar?
Quando entramos em Cocaína Anónimos, olhamos à nossa volta e começamos a pensar se somos
demasiado jovens para ficar limpos e sóbrios. Muitos de nós somos demasiado jovens para ter a carta de condução, para votar, para entrar em discotecas ou até para ter empregos. Certamente somos demasiado jovens para seremos adictos! A nossa negação disse-nos que talvez o nosso uso e bebida seja apenas uma fase.
Rapidamente depois de vir a Cocaína Anónimos, percebemos que apesar de não termos usado durante tanto tempo, identificávamo-nos com as experiências de outros membros. Também tínhamos perdido o relacionamento com as nossas famílias e amigos, deixado de fazer coisas que antigamente gostávamos, de ir á escola ou trabalho e odiávamos no que nos tinhamos tornado. Partilhámos a vergonha e embaraço de usar. Percebemos, como outros membros, que tínhamos abandonado a nossa moral e os nossos valores por outro bafo, cheiro, comprimido ou bebida.
Ocasionalmente, procuravamos uma solução nas reuniões de C.A., e não nos sentíamos bem-vindos. Quando isto acontecia, era importante nos lembrarmo-nos da Terceira Tradição de C.A. “O único requisito para se ser membro de C.A. é o desejo de parar de usar cocaína e todas as outras substâncias alteradoras da mente.” Na realidade a nossa idade não era importante; tudo o que importava era o que nós queríamos fazer sobre o nosso uso. Descobrimos que era necessário, independentemente de tudo, comparecer em reuniões de C.A. Cada um de nós teve de encontrar um padrinho que nos levasse pelos 12 Passos, para que pudéssemos aplicar os Passos e princípios nas nossas vidas.
Muitos de nós ainda andávamos na escola ou já a tínhamos deixado de estudar quando viemos para C.A. A nossa experiência mostrou que foi melhor deixar de andar com as pessoas com normalmente nos relacionavamos. Algumas vezes foi difícil de ver os nossos antigos amigos nas aulas e pensar naquilo que talvez estaríamos a perder. Por causa disto, percebemos o quão importante era para nós o uso de ferramentas de recuperação para construir novas amizades e aprender outra vez a divertirmo-nos. Aprendemos como nos divertir a ficar limpos e sóbrios, ao tomar café, ir dançar sóbrio, ao cinema, bowling e participar noutros eventos de C.A.
Depois de participar em reuniões e trabalhar com um padrinho os 12 Passos de C.A., descobrimos que era vital de passar a nossa mensagem ao adicto que ainda sofre, independentemente da sua idade. Entramos em C.A. com muitas questões, mas descobrimos que ninguém é demasiado novo para recuperar em Cocaína Anónimos.