Os Primeiros 30 Dias
BEMVINDOS a Cocaína Anónimos. Estamos todos aqui pela mesma razão—a nossa incapacidade de parar de usar Cocaína. O primeiro passo para resolver qualquer problema é compreender o problema.
O PROBLEMA
O problema, da forma como o vemos, consiste numa obsessão da mente e uma compulsão do corpo. A
obsessão é um pensamento contínuo e irresistível da cocaína e da próxima pedrada. Uma vez que temos este pensamento, o nosso corpo fica no comando. A nossa compulsão consiste numa absoluta incapacidade de parar de usar uma vez que começámos. A adição não é uma questão moral. A adição é uma doença – uma doença que mata.
A SOLUÇÃO
Desejamos assegurar-te que existe uma solução e que a recuperação é possível. Começa com abstinência e continua com o praticar dos Doze Passos de recuperação, um dia de cada vez. Aqui estão algumas sugestões para te ajudar a estar limpo e sóbrio para os próximos 30 dias:
Abstinência – Não uses qualquer substância alteradora da mente! A experiência mostrou-nos que o uso de qualquer substância alteradora da mente irá levar-nos de volta à nossa droga de escolha, a cocaína ou uma outra adição.
Uma Reunião por Dia – Assista pelo menos a uma reunião por dia – ou mais. As reuniões é onde partilhamos a nossa experiência, força e fé uns com os outros.
Arranja um Padrinho – É uma boa ideia arranjar um padrinho durante os primeiros tempos, enquanto C.A. é algo desconhecido. Um padrinho é simplesmente um adicto sóbrio que te pode dar mais tempo e atenção para além das reuniões.
Usa o Telefone – Pede os números de telefone aos membros de C.A. e utiliza-os. Uma parte vital do nosso processo de recuperação é recorrer a outros. Se ninguém estiver disponível, telefona para Cocaína Anónimos.
Um dia de cada Vez – Mantemo-nos limpos e sóbrios um dia de cada vez, e, quando necessário, uma hora ou até um minuto de cada vez; não uma semana, um mês ou um ano, só um dia de cada vez.
À medida que ficamos limpos e sóbrios, os nossos sentimentos começam a vir á superfície. A cocaína ajudou -nos a escapar de nós próprios; alterou a nossa realidade. Ajudou-nos a cobrir, evitar e amortecer os nossos sentimentos. Ficar limpo e sóbrio pode ser doloroso, mas com ajuda, vemos as nossas vidas a melhorar um dia de cada vez.
Quando assistimos à nossa primeira reunião de C.A., sabíamos, lá bem no fundo, que a cocaína se tinha tornado um problema nas nossas vidas. Reconhecê-lo é apenas o começo. É aqui que entra o programa de Cocaína Anónimos. Começamos por nos render e trabalhar os Doze Passos de recuperação.
PASSO UM: Admitimos a nossa impotência perante a cocaína e todas as outras substâncias alteradoras da mente – e que as nossas vidas se tornaram ingovernáveis.
Muitos de nós não gostaram da ideia de ser impotentes perante alguma coisa. Pensamos que a cocaína nos tornava invencíveis e poderosos, quando na realidade, nos arruinou financeira, emocional, fisica e espiritualmente. Estávamos fora de controlo e alcançámos as profundezas do desespero. É claro que as nossas vidas se tinham tornado ingovernáveis de uma forma diferente para cada um nós.. O facto é que as nossas vidas se tornaram ingovernáveis. Só até sermos honestos com nós mesmos e nos rendermos, é que começamos a conhecer a paz.
PASSO DOIS: Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos nos poderia restituir a sanidade.
O passo dois implica uma mente aberta. Ao admitirmos que éramos impotentes perante a cocaína e todas as substâncias alteradoras da mente, temos uma mente suficientemente aberta para acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia remover a nossa obsessão de usar e restaurar-nos sanidade. A obsessão de usar será removida. Este Poder pode ser, mas não tem de ser Deus. Muitos de nós utilizam a Irmandade de C.A. como o seu Poder Superior. Afinal de contas, o que nós falhámos em fazer sozinhos, estamos a conseguir fazer juntos.
PASSO TRÊS: Decidimos entregar a nossa vontade e a nossa vida aos cuidados de Deus, como O concebíamos.
Cocaína Anónimos é um programa espiritual, enão é religioso. Alguns de nós chegaram com a crença num Deus, enquanto outros utilizaram o grupo até descobrirem um Poder Superior. Uma frase chave neste Passo é “como O concebíamos”. Em Cocaína Anónimos, qualquer individuo pode escolher um Deus da sua concepção.
Ao trabalharmos os Doze Passos de Cocaína Anónimos, começamos a ver algumas destas Promessas a se realizarem nas nossas vidas:
Se formos empenharmos nesta fase dos nosso crescimento, vamos ficar maravilhados antes de chegarmos a meio caminho. Vamos conhecer uma nova liberdade e uma nova felicidade. Não nos vamos arrepender do nosso passado nem desejar fechar essa porta. Vamos compreender a palavra serenidade e vamos conhecer a paz. Independentemente do quão baixo na nossa escala fomos, vamos ver como a nossa experiência pode beneficiar os outros. Aquele sentimento de inutilidade e autopiedade vai desaparecer. Vamos perder interesse em coisas egoístas e ganhar interesse nos nossos companheiros. O egoísmo deixará de existir. Toda a nossa atitude e ponto de vista perante a vida irão mudar. O medo de pessoas e insegurança económica vai desaparecer. Vamos saber intuitivamente como lidar com situações que nos costumavam desconcertar. Vamos-nos aperceber, de repente, que Deus está a fazer por nós aquilo que não conseguíamos fazer sozinhos.*
*Um excerto de Alcoólicos Anónimos, Página 70 com a permissão de Alcoholics Anonymous World Services, Inc. (“AAWS”). A permissão de uso deste excerto não significa que o AAWS reveu ou aprovou os conteúdos desta publicação ou que o AAWS concorda com a perspectiva aqui expressa. Os AA é um programa de recuperação apenas de alcoolismo – o uso deste material em relação a programas e actividades que foram baseadas nos A.A., mas que lida com outros problemas e preocupações ou em qualquer outro contexto fora dos A.A., não implica o acima mencionado.