12 Princípios
Os 12 Passos da Cocaína Anónimos sugerem que “pratiquemos estes princípios em todas as nossas relações.” Os Princípios podem ser definidos como, crenças, valores, filosofias ou verdades fundamentais. Viver de acordo com princípios espirituais pode ser um desafio para o resto da vida, que é onde entra a parte de “praticar”. A lista que se segue não é abrangente, mas estes são os doze princípios essenciais do programa de recuperação da C.A:*
HONESTIDADE
Honestidade é a capacidade de diferenciar o verdadeiro do falso. Tornar-se honesto significa ter a disposição de mudar a nossa percepção. Tornar-se honesto é essencial para a sobriedade e é um elemento chave para começar o nosso novo modo de vida. Em C.A, somos encorajados a ser honestos, ter menta aberta a estar dispostos. A Honestidade é necessária se queremos ser felizes, alegres e livres.
ESPERANÇA
Descobrimos a esperança noutros adictos em recuperação que chegaram antes de nós. As suas histórias demonstram como era, o que aconteceu e como é hoje. A Esperança pode ser encontrada em gargalhadas, num abraço ou no brilho dos olhos de alguém. Quando nos apercebemos, C.A. oferece uma saída, a esperança abre a porta de uma verdadeira ligação com o nosso Poder Superior.
FÉ
Fé é uma crença ou confiança em algo. Em C.A. é sugerido que encontremos um Poder Superior do nosso entendimento. Fé é ambos, um praticar e uma jornada, à medida que descobrimos e desenvolvemos a nossa relação com o nosso Poder Superior. Para alguns, fé é esperança com historial, e contudo muitos membros de C.A. escolhem colocar a sua fé no grupo até serem capazes de desenvolver uma relação com o seu Poder Superior. Gradualmente, como resultado de assistir a reuniões e de trabalhar os 12 Passos, adquirimos uma abundância de fé.
CORAGEM
Coragem é a disposição de enfrentar os nossos medos. É preciso coragem para entrar pelas portas das reuniões de C.A. e pedir ajuda. É preciso coragem para pedir a alguém que nos apadrinhe. Com a direcção desse padrinho, olhamos para nós próprios e para o nosso historial para examinarmos as causas, efeitos e consequências das nossas acções. Desenvolvemos a coragem para mudar e meter a acção necessária para efectuar essa mudança.
INTERGRIDADE
Integridade resulta do uso dos princípios de C.A. para guiar os nossos motivos, intenções e acções. Empenhamos nos para que as nossas acções sejam o espelho das nossas intenções. Trabalhar os Passos de Cocaína Anónimos ajuda-nos a construir carácter. Demonstramos integridade quando somos autênticos, verdadeiros e reais.
BOA VONTADE
Boa vontade é a chave que abre a porta para a sobriedade. Precisamos da boa vontade para deixar as nossas velhas ideias. Rendemo-nos e tornamo-nos abertos à vontade que o Poder Superior tem para nós. Tornamo-nos dispostos a fazer o que for preciso para nos mantermos sóbrios e crescer na nossa recuperação.
HUMILDADE
Humildade aparece ao percebermos onde a nossa doença nos levou. Aprendemos que não somos especiais ou únicos. Somos finalmente capazes de ver a verdade da nossa adição e da nossa incapacidade de parar de usar por nós próprios. Fazemos o esforço de pôr de parte todas as coisas que pensamos que sabemos para nos tornarmos abertos à luz do espírito. Tornar-se humilde é uma oportunidade para nos rendermos completamente ao nosso Poder Superior. Aprendemos mais humildade ao estarmos ao serviço de outros.
AMOR
No início, outros amam-nos até que nós possamos amar-nos a nós próprios. À medida que trabalhamos os Passos e os nossos espíritos saram, tornamo-nos capazes de receber amor. Começamos a mostrar amor para com os outros e para connosco. O espírito de amor revela o nosso verdadeiro eu, que já não está escondido sobre o manto da adição.
PERDÃO
À medida a que trabalhamos os Passos, desenvolvemos a boa vontade de nos desculparmos a nós e a outros. Através do nosso próprio inventário, descobrimos a nossa parte nas situações e tornamo-nos mais compreensivos perante os outros. Rezar por aqueles que ressentimos e pela boa vontade de perdoar liberta-nos. Perdão traz paz de espírito e serenidade.
DISCIPLINA
Disciplina é um novo conceito para muitos de nós quando ficamos limpos. Com a direcção do nosso padrinho, aprendemos bons hábitos de recuperação. Vamos a reuniões regularmente, lemos literatura, trabalhamos os Passos e envolvemo-nos em serviço. Desenvolvemos o hábito de reparar nos nossos motivos e olhar para as nossas acções numa base regular. Isto é o começo no que será um modo de vida. Estes comportamentos aumentam a nossa experiência na sobriedade.
CONSCIÊNCIA
Através de inventário regular, mantemo-nos atentos aos nossos motivos, intenções e comportamentos. Através da reza e da meditação, empenhamo-nos para melhorar o nosso contacto consciente com Deus com O concebemos. À medida em que procuramos continuamente o crescimento espiritual, a nossa consciência também cresce.
SERVIÇO
Serviço dá-nos a oportunidade de sair de nós próprios e de pensar nos outros. Estar ao serviço é uma boa maneira de partilhar a nossa experiência, força, e esperança enquanto melhoramos as nossas vidas e as vidas de outros. Também nos ajuda a tornarmo-nos membros úteis da sociedade. Trabalhar com outros para um propósito maior constrói amizade, união e ajuda-nos a mantermo- nos sóbrios. O serviço é como damos de volta aquilo que nos foi dado tão gratuitamente e expressamos a nossa gratidão para com a Cocaína Anónimos.